10.10.2015

É verdade que o velocímetro trava na hora do acidente?

Esta é uma resposta simples e rápida. Sim! Mas, ela marca a velocidade real do acidente? Não! Isso pode não ser verdade.

O que acontece, no entanto, é que o velocímetro pode travar a qualquer momento. Lembre que o mesmo é ligado diretamente à roda frontal, nas motos, e também na caixa de marchas. Então, se houver qualquer problema entre os dois, ele pode apresentar mal funcionamento e também travar, quando for o caso.

Muitos dizem que sim. Mas, esta não é uma afirmação correta. O velocímetro pode, ou não, travar por conta da uma colisão. Ele trava, então, por causa do mal funcionamento das peças por conta do acidente, e não por que os velocímetros e painéis possuam algum tipo de tecnologia específica para travar e marcar a velocidade exata do acidente.

O que existe, na verdade, é uma quantidade absurda de peritos e especialistas em palpites que não representam muito bem a verdade. Ou, o velho corneteiro, se preferir. Por isso a coisa toda se alastra e a gente acaba acreditando que é mesmo verdade.

Alguns modelos possuem uma mola, um sistema de retorno do ponteiro, e se esta mola ou sistema for interrompido, (durante o acidente) logo, ele travará na posição em que foi parado. Entenda que um painel de velocidade é composto por várias peças.

Estas peças só funcionam desde que estejam muito bem organizadas e não tenham sofrido nenhum dano. É muito provável que, se você acidentalmente trombar em uma caçamba de lixo na rua à 20km, e não sofra nenhum dano real, o velocímetro poderá travar também. De repente isso acontece por causa de uma bolada mal chutada do filho “legal” do vizinho.

Estamos entendidos?

Não se esqueça de compartilhar.

Como de costume, rodem com segurança e voltem vivos para casa. Let’s ride, let’s Rock!

Conheça o Projeto Ride 'n' Rock, a estrada é sua! Faça parte!

Veja também: