10.05.2015

O que é TWI? Hora de trocar o pneu da moto.

Dia destes eu (Marco) escapei por pouco de tomar uma multa por causa de um pneu dianteiro “meio” careca, como eu. Fui parado em uma blitz rodoviária, e o policial me instruiu a trocar o pneu, pois já estava com o TWI visível.


Na hora, eu estava um pouco puto, e nem dei bola. Mas, depois pensei: TWI?

O TWI, da sigla em inglês para Tread Wear Indicator, “marca de desgaste de rodagem”, é uma marca que encontramos na borda superior do pneu, normalmente em forma de seta (à) ou marca do fabricante do pneu, e que fica próximo àqueles sulcos do desenho do pneu. Quando o pneu está gasto, a borracha vai abaixando e ficando cada vez mais perto desses sulcos.

Lembre-se que os desenhos do pneu servem para aumentar a aderência do pneu em relação ao solo tanto nos dias de sol quanto em dias de chuva, diminuindo, por exemplo, a aquaplanagem/hidroplanagem e derrapagem em areia. Quando estes sulcos, o desenho do pneu, está muito baixo, ele corre o risco de deslizar mais facilmente.

Ninguém precisa ser mecânico para perceber isso. É só olhar o pneu com um pouco mais de atenção e ver se é ou não necessário trocá-lo. Por mais que o pneu pareça novo, e conserve aqueles “pelinhos” nas laterais, se ele está baixo, é hora de trocar.

Fique atento:

O artigo 4º da resolução 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) diz que é proibida a circulação de veículo automotor com profundidade da banda de rodagem inferior a 1,6mm.

O que pode ajudar a prolongar a vida útil do pneu?

Sempre realize a calibragem correta para seu pneu, de acordo com o fabricante.
Faça a calibragem com os pneus frios, antes de pegar estrada e tendo rodado pouco na cidade.
Confira se os pneus estão alinhados e as rodas balanceadas.


Do resto, assegure-se de que tudo está em ordem, e bom passeio.

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