10.09.2015

Como funciona o velocímetro da sua moto?

Para começar, para quem não sabe, um velocímetro é um instrumento de medida instantâneo, que mede a velocidade de um corpo em movimento. Em nosso caso, nossas preciosas e valentes motocicletas, motos ou motocas, seja lá como você goste de chamar a sua.

A transferência de dados é feita através de um cabo preso à roda dianteira, e a calibragem do velocímetro depende do diâmetro (tamanho) da roda e do comportamento da troca de marchas (que aumenta ou diminui a velocidade da moto).

Então, se seu velocímetro está apresentando problemas, pode ser que ele não esteja com defeito, e sim, a roda da frente, com baixa calibragem, torta ou outra situação, assim como a caixa de marchas (discos de embreagens, etc.), que podem apresentar defeitos.

No Brasil, assim como grande parte do mundo, Europa, etc., se utiliza o sistema de quilômetro. Nos Estados Unidos da América, é mais comum o uso da medição por milhas.

Só por curiosidade: 1 milha é equivalente à 1,6 quilômetros.

O velocímetro digital, além do sistema de medição na roda, usa sistemas eletrônicos dentro da caixa de marchas. No entanto, o sistema da roda é o mesmo, e na realidade, apenas o mostrador do painel é digital.

Veja no vídeo abaixo mais curiosidades sobre o velocímetro... Algumas muito bizarras em sua história, a partir de 1902, em Berlin, Alemanha.




E aí, o que achou? Topa andar com um cidadão a sua frente segurando uma bandeira vermelha?

Fique de olho aqui no site para novas postagens. Inscreva-se também aí no canto direito para receber atualizações. Não se esqueça de compartilhar.

Como de costume, rodem com segurança e voltem vivos para casa. Let’s ride, let’s Rock!

Conheça o Projeto Ride 'n' Rock, a estrada é sua! Faça parte!

Veja também: