2.18.2015

O que vestir para pegar estrada?

Adicionei essa jaqueta só por curiosidade.
Alguns chamam de uniforme, outros de farda, traje, e por aí vai. O fato é que não existe um estilo específico de roupas para se usar sobre duas rodas.

Não é difícil vermos pela estrada alguém a 100km de bermuda e camisa cavada encima de uma moto. Sempre que vejo alguém assim, penso: “coitado”. Penso isso por que, de duas, uma: ou o cara realmente não tem nenhuma calça e jaqueta para andar de moto na estrada, ou não tem a menor noção do que está fazendo (ou, uma terceira: simplesmente está pouco se importando).

MAS, se você tem um pouco de noção do que é andar de moto, sendo um motociclista de moto clube ou não, sabe que o mais seguro é vestir uma boa calça jeans, um tênis de cano alto ou coturno e uma blusa fechada ou jaqueta – e, se possível, na estrada, use luvas (e capacete fechado na estrada também, por favor. Sei que não é muito estiloso, mas salva a vida de muita gente).



Sabemos que somos um alvo de tudo o que há de mais estranho na estrada: insetos suicidas, pássaros que resolveram sair de casa para trombar nas coisas em movimento, sujeira, pedras, terra, chuva, entre outras coisas. Levar uma sujeira assim vestindo uma jaqueta dói muito menos. Tomar uma “borboletada” na mão a 100km dói menos se calçar luvas. Vai sujar tudo do mesmo jeito, mas, dói menos.
Bom, não precisamos falar muito: é só dar uma olhada no farol da moto depois de pegar estrada para ter ideia. Certo?!

Não precisa ser nenhuma roupa super cara, de grife ou coisa assim. Lembre-se que quanto mais protegido na estrada, menos problemas se tem caso alguma coisa bater em você ou você bater em alguma coisa.

Agora, se você faz parte de um moto clube ou moto grupo, sabe que seu colete sim é seu uniforme. E, além de proteger ainda mais seu corpo, identifica você em qualquer lugar, tanto para outros membros de clubes quanto para autoridades e socorro, pois, muitos coletes usam patches refletivos, além de patches com tipo sanguíneo, nome e contatos caso ocorra algum acidente.

No mais, seja você um motociclista profissional, membro de clube ou grupo, motoboy, mototaxista ou motoqueiro de fim de semana, lembre-se que é sempre bom não jogar com a sorte. Sempre temos aquele dia ruim em que não deveríamos ter saído da cama. No meu caso, são as quartas-feiras.

Como de costume, rodem com segurança e voltem vivos para casa, irmãos e irmãs. Let’s ride, let’s Rock!

____
Siga: Panzer Riders (perfil) | Panzer Riders (fanpage)

Veja também: