1.26.2015

Manual de troca de Discos de Embreagem Suzuki Intruder 125cc

Resolvi fazer este “manual” de troca de discos de embreagem por falta de material disponível na internet, e também por falta de conhecimento prático que a maioria dos mecânicos e “mecânicos” possuem sobre motores fora do padrão Honda/Yamaha.

Descrevendo o problema:

Em um destes passeios do dia a dia, percebi que minha moto “perdia força” quando eu acelerava em terceira marcha. Pensei que fosse algo a ver com carburador, mistura de ar/combustível, boia, giclês, enfim: carburador.
No dia seguinte, o mesmo problema agora em segunda marcha. Acelerava e a moto “patinava”. No outro dia, mal consegui sair de casa com a moto. Minha rua é um pouco íngreme, e para sair em primeira marcha deu um belo trabalho.

Pesquisei em diversos fóruns e pouca coisa encontrei. Quando pensei que fosse mesmo alguma coisa errada com a embreagem, tentei regular no cabo, mas, nada. O problema continuava. Troquei o óleo da moto, fiz regulagens em tudo o que podia. Mas, não fiz o que deveria ter feito logo de cara (pois, realmente não sabia logo de cara): trocar os discos de embreagem.
Minha moto é 2008, portanto já tem seus belos 7 anos de idade, e nunca realizei troca de peças internas do motor, com praticamente de 50 mil quilômetros de existência.




Enfim, resolvi comprar os discos de embreagem e trocá-los. Em uma oficina, me cobraram R$120,00. Em outra, R$80,00 (serviço + peças). Achei relativamente justo o segundo valor. Mas, queria eu mesmo abrir o motor e “aprender” fazer em casa. Pois, faço tudo em minha moto, desde parte elétrica, manutenções básicas e troca de peças básicas. Mas, nunca abri o motor para nada. Então, melhor hora não há!

Acesse o link para baixar o arquivo, ou mande um e-mail para panzerriders@hotmail.com pedindo o manual. Se preferir, deixe um comentário logo abaixo me pedindo para enviar em seu e-mail.

Espero ter ajudado.



Veja também: