12.18.2014

Lista de filmes de motociclistas.

Assim como eu, tenho certeza que muitos de vocês gostam bastante de filmes relacionados ao universo das motocicletas.

Existem vários clássicos e também filmes mais modernos que podem interessar. É claro que muitos deles são exagerados, repletos de cenas de ação e romance farofa, mas, na maioria, a temática gira em torno da rebeldia jovem e corridas de moto.
Confira abaixo alguns títulos que podem interessar. Se sentir falta de algum deixe o título na seção de comentários para ser adicionado mais tarde.

Obs.: a lista está em ordem cronológica de lançamento. É claro que esta lista é parcial, não contém todos os filmes de ou sobre motos.
____________________________
Antes do clássico The Wild One:

Mabel on the Wheels – 1914
Carlitos persegue os favores de Mabel, a namorada de um campeão automobilístico, e lhe oferece um passeio em sua motocicleta, porém ele a derruba em um charco, fazendo com que ela retorne ao seu antigo amor. Carlitos, então, sabota o carro do rival, com a ajuda de cúmplices, e o aprisiona para que ele não possa participar da corrida. Porém, ao iniciar a corrida, Mabel corre em lugar do namorado, e apesar de Carlitos fazer de tudo para sabotar a corrida, Mabel vence.



No Limit – 1935
Em No Limit George é um limpador de chaminés que constrói sua própria motocicleta e entra numa conhecida competição de ciclismo na Ilha de Mann. O clímax do filme ocorre quando o jovem amador está na reta final e fica sem gasolina. Estimulado pelo incentivo da multidão que assiste à corrida, ele empurra a motocicleta pelos derradeiros 50 metros até a linha de chegada, ultrapassando-a poucos segundos antes de seu rival antiesportista passar por ele a toda velocidade.

Depois do classic The Wild One:





1 – The Wild One (Selvagem da Motocicleta) – 1953
Gangue de motoqueiros aterroriza uma cidade, entrando em lojas, quebrando e roubando coisas e não deixando ninguém sossegado. Os comerciantes locais se juntam, espancam o líder dos jovens (Brando) e ainda tentam jogar um crime de morte em suas costas. O personagem rebelde de Marlon Brando virou sua marca registrada, deu-lhe fama e foi muito imitado depois. No elenco, aparece um ainda muito jovem Lee Marvin.



2 – The Great Escape (Fugindo do Inferno) – 1963
Em 1943 os nazistas decidem transferir os prisioneiros de guerra militares, que têm maior incidência em tentativas de fugas, para o mesmo campo, que foi projetado para impedir qualquer tipo de evasão. Mas isto foi um erro, pois apesar dos prisioneiros gozarem de certos privilégios, cada um era o melhor na sua "especialidade" e não pretendiam ficar presos até o final da guerra. Logo idealizam um audacioso plano de fuga, que previa a construção de três túneis, mas a idéia não era retirar do campo alguns prisioneiros mas sim duzentos e cinqüenta. "Big X" Bartlett (Richard Attenborough) é um soldado britânico que habilmente elabora todo o plano. Ele é auxiliado por Danny Willinski (Charles Bronson), um polonês que é especialista em fazer trincheiras. Há também dois americanos: Hendley (James Marsden), que tem talento para roubar, e Hilts (Steve McQueen), que tem um jeito rebelde, além de ter idéias próprias de como fugir e ser um recordista na tentativa de fugas. Há ainda Blythe (Donald Pleasence), um mestre na falsificação. A idéia de fazerem três túneis é que se um deles for descoberto os outros ainda servirão para a evasão. Além da fuga propriamente dita há um esquema para, após saírem do campo, chegarem até a Inglaterra ou qualquer outro país neutro.




3 – Easy Rider (Sem Destino) – 1969
Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) são motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos. Após levarem drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em um Rolls-Royce. Com o dinheiro a dupla parte rumo ao leste, na esperança de chegar à Nova Orleans a tempo para o Mardi Grass, um dos Carnavais mais famosos em todo o planeta.


4 – Evel Knievel – 1971
Os homens o respeitavam, as mulheres queriam dormir com ele e as crianças queriam ser como ele. Evel Knievel - Desafio em 2 Rodas, conta a vida do lendário motoqueiro que nos anos 60. Entrou para a história como o herói americano que desafiava a morte saltando improváveis distâncias e obstáculos com a sua moto. Mas que também seduziu multidões e ficou milionário. Com um incessante apetite para desafios, álcool e mulheres, Evel mantém até hoje alguns recordes como o de ser o único motociclista a saltar as imensas fontes do luxuoso hotel Ceaser's Palace, em Las Vegas, além dos 35 ossos fraturados em seu corpo ao longo de quase 300 apresentações pela sua amada América, que ele invocava antes dos saltos suicidas. Reconstituição de época e trilha sonora típica dos anos 70 misturada a muita adrenalina.


5 – On Any Sunday (Um domingo sobre moto) – 1971
Documentário sobre motociclismo com estrelas do esporte, incluindo a estrela de cinema Steve McQueen, um carro de corrida em seu próprio direito. O filme mergulha no mundo dos motociclistas, desde os simplesmente apaixonados pelo esporte até aqueles que participam de competições. Mostra também o fascínio pelo perigo e a pergunta: Por que eles fazem isso? A resposta é devoção.


6 – Psychomania – 1973
Um grupo de jovens se autointitulam Os Mortos Vivos, que adoram aterrorizam a população de sua pequena cidade, após um acordo com o diabo, se eles se matarem vão sobreviver e ganhar a vida eterna. Após o líder, eles cometem um suicídio um após o outro, mas as coisas não necessariamente saem como o esperado.


7 – Hells Angels on Wheels – 1967
Poet (Jack Nicholson) é o frentista de um posto de gasolina e fica feliz quando a gangue de roqueiros Hell's Angels finalmente o aceita no grupo. Como passar do tempo, ele fica chocado quando descobre o quanto violento eles são. Poet fica encrencado quando a namorada do líder se apaixona por ele, aceitando se envolver com a garota.


8 – Girl on Motorcycle (A garota da motocicleta) – 1968
Motocicleta era tida como um veículo endiabrado e perigoso, usado somente por atores de cinema e marginais. Marianne Faithfull e Alain Delon, dirigidos por Jack Cardiff protagonizaram esse trama que inspira e traduz o universo da motocicleta em termos de liberdade e emoção.


9 – Quadrophenia – 1979
Baseado no álbum homônimo da banda The Who, estrelando Phil Daniels no papel de Jimmy, um jovem mod do começo dos anos 60.
Na Londres de ‘64 Jimmy Cooper é um membro de uma gangue Mod - jovens bem vestidos que dirigem vespas. Os mods estão sempre brigando com os Rockers, que vestem jaquetas de couro e dirigem motocicletas. Desiludido com seus pais e seu emprego, Jimmy só encontra uma válvula de escape para sua angústia adolescente quando está com seus amigos mods Dave, Chalky e Spider. Um feriado de três dias é a desculpa para a rivalidade entre as duas gangues chegar às vias de fato, enquanto ambas descem para a cidade litorânea de Brighton para o confronto definitivo.
Quadrophenia é uma reflexão sobre a Grã-Bretanha pré-Tatcher, documentando o narcisismo movido a anfetaminas da cultura jovem dos anos 60. Em 2004 a revista Total Film elegeu Quadrophenia como o 35º melhor filme britânico de todos os tempos.


10 – Knightriders – 1981
Um grupo de motoqueiros itinerantes imita o estilo de vida dos cavaleiros medievais e se apresentam em feiras de cidades do interior. Conforme o negócio dá certo, surgem conflitos entre os pioneiros e os novos membros do grupo. Agem como fossem os Cavaleiros da Távola Redonda na Corte do Rei Arthur. Liderados por Billy, participam de competições medievais, tais como justas e duelos a pé. Porém, ao invés de cavalos, eles usam motos.


11 – Raising Arizona – 1987
Nicolas Cage, Holly Hunter e John Goodman estrelam a aclamada e maluca história de Ethan e Joel Coen, repleta de perseguições alucinantes, um rumo inesperado para a história, e muita ação. Fazendo um juramento de que ia tomar jeito na vida, um ladrão de lojas de conveniência (Cage) pede em casamento uma fotógrafa do departamento de polícia (Hunter). Tudo vai às mil maravilhas para o casal até que eles descobrem que ela não pode ter filhos. Após serem recusados por todas as agências de adoção da cidade, eles percebem que a única solução é sequestrar um dos festejados quíntuplos da cidade e sumir do mapa.


12 – Harley Davidson and the Marlboro Man (Caçada sem Tréguas) – 1991
Filme de ação note americano de 1991, estrelado por Mickey Rourke e Don Johnson, escrito por Don Michael Paul, dirigido por Simon Wincer. Apesar de ter sito um fracasso de bilheteria, tornou-se uma espécie de filme Cult clássico após seu lançamento em vídeo. Vale a pena.


13 – Diários de Motocicleta – 2004
Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem foi estudante de medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de La Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares.


14 – Ghost Rider (Motoqueiro Fantasma) – 2004
Johnny Blaze (Nicolas Cage) trabalha como dublê e piloto de motocicleta. Há muito tempo ele fez um pacto com Mefisto (Peter Fonda) para proteger as duas pessoas que mais amava: seu pai, Barton (Brett Cullen), e sua namorada de adolescência, Roxanne Simpson (Eva Mendes). Em troca Johnny se transforma à noite no Motoqueiro Fantasma, o justiceiro de alguns demônios bastante cruéis. Forçado a obedecer às ordens de Mefisto, Johnny decide enfrentá-lo de forma a usar sua maldição para proteger pessoas inocentes.


15 – Wild Hogs (Motoqueiros Selvagens) – 2007
Doug Madsen (Tim Allen) é um dentista com complexo de inferioridade tão grande que sempre se apresenta como médico. Woody Stevens (John Travolta) é um executivo rico e carismático que parece ser um grande vencedor, mas sofre com seus problemas pessoais. Bobby Davis (Martin Lawrence) é um encanador desempregado dominado pela esposa, Karen (Tichina Arnold), que decidiu ficar sem trabalhar por um ano para tentar, sem sucesso, tornar-se um escritor. Dudley Frank (William H. Macy) é um solteirão que é também um gênio da informática, tendo o incrível dom de se meter em situações constrangedoras. Cada um deles leva sua vida durante a semana, mas nos fins de semana eles se reúnem para andar de moto. O grupo decide agitar suas vidas monótonas com a realização de uma viagem de moto, sem destino definido. Eles conseguem tirar uma folga de seus trabalhos e se preparam para a viagem, sendo que ao iniciá-la não têm a menor ideia do que está por vir. Com o tempo eles começam a dividir segredos, até que enfrentam uma gangue de motoqueiros chamada Del Fuegos, liderada por Jack (Ray Liotta).


16 – Hell Ride – 2008
A história de “Hell Ride” é baseada no estilo dos filmes dos motoqueiros dos anos 70, que leva o motoqueiro Pistoleiro (Larry Bishop) a assistir ao assassinato da sua mulher de forma brutal por um bando satânico de motoqueiros conhecida como “666ers”. Ao lado dos seus companheiros Gent e Comanche, o Pistoleiro sai em duas rodas pelas estradas em busca da sua sangrenta vingança.


17 – Bounty Killers – 2013
20 anos se passaram desde que as corporações assumiram os governos do mundo. Sua sede de poder e lucro levaram às guerras corporativas; uma feroz batalha global que devastou a sociedade como nós a conhecemos. Nascido das cinzas, o Conselho dos Nove se ergueu com uma nova lei e ordem para a idade das trevas. Para vingar a destruição irresponsável das corporações, o conselho decidiu dar sentenças de morte para todos os criminosos de colarinho branco. De amadores selvagens a assassinos graciosos. Estes assassinos de aluguel agora competem por contagem de corpos, fama e uma pilha de dinheiro. Eles estão terminando a praga da ganância corporativa, exterminando os chefes e retribuindo os sobreviventes do apocalipse. Estes são os novos heróis. Esta é a idade do Bounty Killer.


Veja também: