1.18.2014

Regulagem de carburador Mikuni VM22 da Intruder 125 cc (2007/2009)


Estou fazendo esta postagem, pois até agora foi quase impossível encontrar algum material online que realmente ajudasse a regular o carburador VM22 da Intruder.

Procurei muito em tudo o que foi lugar até encontrar um manual bem simples que ajudou muito, principalmente na questão de regulagem de marcha alta e baixa, e também à regulagem da bóia, que faz toda a diferença.
Quando meu motor chegava a cerca de 80/85 km, ele começava a “cortar”, dando aqueles soquinhos. Mas com o tempo ficou mais forte, e eu não conseguia mais atingir nada acima de 85 km. Lamentável. Eu fico muito puto e preocupado quando minha Intruder tem problemas, parece que é comigo o negócio (aposto que vocês também se sentem assim).

Regulava entrada de ar, de combustível, mistura de tudo quanto é jeito. Regulei as válvulas, dei uma geral na parte elétrica inteira, vela, o caralho a quatro; desmontei a moto inteira, literalmente. E nada. Continuava falhando muito em marcha alta.

Então o Ivo, meu irmão aqui do Panzer Riders, lembrou que a primeira Intruder (2006) dele também apresentou o mesmo problema. E o santo que resolveu foi um mecânico ninja/alienígena (o Pascoal, da Suzuki de Taquaritinga/SP). Era a porra da bóia.

Acontecia que em marcha alta, a bóia não dava conta de completar o combustível no reservatório, e em alta velocidade a cuba secava. Simples assim (filha da puta, eu pensei. Que burro!). Mas, fazer o que? Eu fui pensando que o problema era mais sério do que a porra da bóia.

Dito e feito. Desmontei o carburador, dei uma geral por dentro. Regulei tudo bonitinho (com o auxílio desse tutorial da postagem), e regulei a altura da bendita bóia.

A primeira regulagem, quando testei, parou de cortar em alta. Cheguei fácil a 105 km. Mas, começou dar aqueles soquinhos de novo (raros). Deu excesso de combustível. Então regulei novamente a bóia e a agulha da bóia, e pronto. Deu Rock. (vocês podem notar o excesso de combustível na vela, que fica toda suja, preta da combustão).

A Panzer virou o capeta de novo.
 
Agradeço ao J. Duarte e o pessoal que fez o material. Vocês ajudaram de verdade.

Já não preciso mais perder um dia inteiro com a moto parada no mecânico pro cara apertar uns parafusos lá, me cobrar 30 conto e falar que ta resolvido (nunca!).
 
Panzer Riders. “Gasolina, Whiskey e Rock ‘n’ Roll”.

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Disponibilizo este material, pois é simples e completo. Então, não vejo porque fazer outro (que seria muito parecido). Acredito que todos podem dar uma geral em seus carburadores com esse conteúdo.

(... é preciso estar logado para baixar no Scribd)
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OBS.:

Meu carburador não tem o filtro de ar convencional, original da Intruder. Uso um filtro simples direto (aquele em forma de corneta). Então, a regulagem de mistura depende (além de outras coisas) de como você usa os filtros e tudo mais.
 
Estou customizando minha Intruder 2008 em uma Bobber (como vocês podem ver nas fotos de algumas viagens que fizemos anteriormente). Ainda não terminei a customização, pois estou fazendo tudo sozinho. Então, a falta de tempo, grana e disponibilidade pra parar a motoca impedem que eu termine rápido o projeto.
Enfim. Farei outra postagem mais detalhada sobre as customizações que ando fazendo em minha Intruder/Bobber.
 
Faça a vida valer à pena.
Bom giro pra todo mundo.

Veja também: